A alopecia foi um tema que virou assunto nos últimos, após Will Smith, marido de Jada, dar um tapa na cara de Chris Rock, pois o mesmo fez piada sobre a aparência careca da atriz.
A Dra. Caroline Aguiar, médica dermatologista, pela Sociedade Brasileira de Dermatologista e especialista em Tricologia irá esclarecer as principais informações sobre esta condição.
Alopecia significa perda total ou parcial dos cabelos. Existem vários tipos de alopecia, que podem ocorrer por diferentes causas: stress, cirurgias, deficiência de vitaminas, herança genética, alterações auto-imunes, dentre outras.
O caso de Jada Smith aparentemente trata-se de Alopecia Areata, que é um distúrbio auto-imune em que as células de defesa do próprio corpo destroem os cabelos e pelos do paciente. Está muito relacionada a fatores genéticos e emocionais. Apresenta-se no paciente de diversas formas: área única ou áreas múltiplas arredondadas com ausência de pelos no couro cabeludo, perda total dos cabelos e perda difusa de pêlos e cabelos em todo o corpo (incluindo sobrancelhas e cílios). Outras doenças autoimunes podem estar associadas ao quadro como: vitiligo, problemas da tireoide e lúpus, afetando diretamente a rotina diária e qualidade de vida dos pacientes.
Todos os tipos de alopecias possuem tratamento e, ao perceber queda de cabelo em excesso (acima de 100 fios por dia), entradas e/ou falhas na cabeça, é muito importante procurar um médico dermatologista que possa avaliar com consulta e exames específicos o que pode estar causando o distúrbio e direcionar o melhor tratamento para o paciente.
Existem diversos tipos de tratamento, incluindo medicamentos tópicos, orais, vitaminas específicas e tratamentos em consultório, como a intradermoterapia capilar e a luz de LED. Esses tratamentos podem
ajudar de diversas formas: no crescimento capilar (que pode estar comprometido, dependendo da doença), na melhora de qualidade do cabelo, aumento da densidade dos fios no couro cabeludo e também redução da inflamação no local.
A Dra Caroline Aguiar é referência em procedimentos estéticos , tais como: preenchimento com ácido hialurônico, toxina botulínica, bioestimuladores de colágeno e lasers. Além disso, atua na área de tricologia (ciência que estuda os cabelos). É fundadora e diretora da Clínica Caroline Aguiar Institute – Dermatology and Aesthetics integrated, clínica de dermatologia localizada em São Paulo (Higienópolis).
Fonte: Contei